jogo tigre

sua posição:jogo tigre > jogo tigrinho >

Casumo Red Tiger Gaming Opinião - Michael Carroll: Estudos de anatomia humana de Leonardo da Vinci ainda não têm o devido reconhecimento

tempo visitado:65 jogo tigrinho data de lançamento:2025-02-26 09:11:15
A simples menção do n

A simples menção do nome de Leonardo da Vinci evoca genialidade. Nós o conhecemos como um polímata cujos interesses abrangiam astronomiaCasumo Red Tiger Gaming, geologia, hidrologia, engenharia e física. Como pintor, "Mona Lisa" e "Última Ceia" são consideradas obras-primas.

No entanto, uma grande conquista frequentemente não reconhecida de Leonardo são seus estudos de anatomia humana. Mais de 500 anos após sua morte, é hora de mudar isso.

Acredita-se que Leonardo tenha nascido em 15 de abril de 1452 em Anchiano, um pequeno vilarejo próximo à cidade de Vinci, perto de Florença. Sua mãe era uma camponesa de 16 anos chamada Caterina di Meo Lippi, e seu pai era Piero da Vinci, um tabelião de 26 anos.

Esboço de crânio feito por Leonardo da Vinci - Reprodução/Wikimedia Commons

Por ser ilegítimo, o jovem Leonardo só teve direito a uma educação elementar em leitura, escrita e aritmética. Ele também foi impedido de se tornar um notário, mas isso acabou sendo uma vantagem para ele. Em vez de ser limitado pela vida cartorial, ele estava livre para ser criativo e explorar o mundo da natureza, satisfazendo seu apetite insaciável por conhecimento.

A anatomia humana tornou-se um de seus grandes interesses. Curiosidade semeada durante seu período como aprendiz na "bottega" (estúdio) de Andrea del Verrocchio em Florença, onde o estudo da forma humana era crucial para obter representações realistas.

A criação de desenhos anatômicos detalhados exigia habilidades de esboço precisas e a capacidade de representar com exatidão as estruturas que estavam sendo estudadas. À medida que o fascínio de Leonardo crescia, ele se aprofundava na anatomia como uma disciplina.

fortune tiger Pioneiros

A anatomia como uma disciplina remonta ao médico grego do século 2º Galeno de Pérgamo, cujas descrições anatômicas baseavam-se principalmente em percepções que ele havia obtido por meio da dissecação de animais e do estudo de gladiadores feridos. Entretanto, ele não fez dissecações humanas —eram ilegais em sua época— e muitas de suas extrapolações da anatomia animal para a humana estavam erradas.

Foi só no século 14 que a anatomia e a ciência médica avançaram graças ao início das dissecações sistemáticas de cadáveres humanos. O médico Mondino de Liuzzi, que praticou as primeiras dissecações públicas de cadáveres humanos na Universidade de Bolonha, publicou o primeiro texto anatômico moderno, Anathomia Corporis Humani, em 1316.

jogo do tigre

O texto era principalmente de natureza descritiva, como o de Galeno, sem desenhos para ilustrar a anatomia. Os textos subsequentes sobre o assunto durante o século 14 e início do século 15 continham desenhos, mas eram básicos e irreais.

Leonardo avançou nessa disciplina por meio de suas notáveis habilidades de observação, conhecimento de perspectiva e, mais notavelmente, suas extraordinárias habilidades de desenho. Seus esboços anatômicos eram diferentes de tudo o que havia sido visto antes. Por exemplo, seus esboços dos músculos dos braços e do crânio humano são comparáveis às ilustrações dos textos de anatomia médica atuais.

. Bebê no útero em esboço feito por Leonardo da Vinci - Reprodução/Wikimedia Commons

De acordo com o biógrafo de Leonardo, Giorgio Vasari, o artista "foi um dos primeiros que, com os ensinamentos de Galeno, começou a honrar os estudos médicos e a lançar uma luz real sobre a anatomia, que até então estava envolta nas mais profundas sombras da ignorância".

Leonardo foi o primeiro a descrever um estudo detalhado da coluna vertebral humana, mostrando sua curvatura natural e as vértebras corretamente numeradas. Ele desenhou e descreveu quase todos os ossos e músculos do corpo em belos detalhes, além de investigar sua biomecânica.

Seus estudos sobre o coração combinavam experimentação e observação. Usando o coração de um boi para entender o fluxo sanguíneo através das válvulas aórticas, Leonardo derramou cera derretida nas cavidades circundantes para fazer um molde, a partir do qual foi feito um modelo de vidro do coração. Em seguida, ele bombeou água misturada com sementes de grama por esse modelo para visualizar o padrão de fluxo. A partir desse experimento, ele concluiu que o fluxo de sangue em forma de vórtice através das válvulas aórticas era responsável por fechá-las durante cada batimento cardíaco.

Mais de 450 anos depois, em 1968, cientistas usaram corantes e métodos de radiografia para observar esse fluxo sanguíneo e provar que Leonardo estava correto. Um estudo em 2014 usando ressonância magnética (MRI) também demonstrou que ele havia fornecido uma descrição surpreendentemente precisa desses fluxos semelhantes a vórtices.

fortune tiger Músculos no ombro, braço e pescoço em esboço feito por Leonardo da Vinci - Reprodução/Wikimedia Commons Deficiências

Leonardo pode ter dissecado cerca de 30 cadáveres humanos durante sua vida. A maioria das dissecações ocorreu no hospital Santa Maria Nuova, em Florença, e mais tarde no hospital Santo Spirito, em Roma. O fato de ele não ter tido mais cadáveres humanos para estudar provavelmente ajuda a explicar por que ele também errou.

Além disso, Leonardo foi muito influenciado por Galeno, por meio de suas leituras de Mondino de Liuzzi e do escritor persa Avicena (980-1037), enquanto também dissecava animais como cães, gado e cavalos para preencher as lacunas anatômicas humanas.

fortune tigre

Essa abordagem é evidente em seu estudo do sistema reprodutivo masculino e feminino, como descobri ao realizar uma revisão detalhada de seu trabalho nessa área. Os equívocos incluíam a presença de três canais no pênis para o sêmen, a urina e o "espírito animal". A glândula da próstata também está ausente em todos os seus esboços do sistema reprodutor masculino. Enquanto isso, ele fez o útero esférico (derivado de dissecações de vacas) e, da mesma forma, deturpou as trompas de falópio e os ovários.

Mesmo assim, Leonardo ainda acertou em muitas coisas. Ele descreve corretamente a posição do feto no útero e a anatomia do cordão umbilical. Ele também argumentou corretamente que as ereções penianas eram causadas por injeção de sangue, e não por ar ou "espíritos vitais" fluindo para o pênis, como sugerido por Galeno.

Nos casos em que ele errou, a mudança de foco de Leonardo também pode ter desempenhado um papel. Sua inquietação, anotações desorganizadas e trabalho inacabado sugerem TDAH. Da mesma forma, isso também pode explicar sua curiosidade sem limites e sua incrível criatividade.

jogo do tigre

Apesar de suas deficiências, os estudos anatômicos de Leonardo estavam séculos à frente de seu tempo, rivalizando com os padrões modernos. Seu trabalho nessa área poderia ter sido mais apreciado se ele o tivesse publicado em um livro: ele havia planejado um, e diz-se que estava colaborando com o médico e professor renascentista Marc'Antonio della Torre.

Infelizmente, o projeto foi interrompido com a morte de Marc'Antonio em 1511. Leonardo morreu em 1519, aos 67 anos de idade e, embora seus dons para o mundo tenham recebido atenção infinita, suas importantes contribuições para a anatomia permanecem ofuscadas e merecem maior reconhecimento.

Este texto foi publicado no The Conversation. Clique aqui para ler a versão original

dê um conteúdo

benefício do assinante

Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.

benefício do assinante

Plataforma confiável e segura. Pagamentos garantidos e ofertas únicas. Aposte já! Aposte em uma casa segura e 100% confiável, com...

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.

Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHA Copiar link Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

leonardo da vinci medicina The Conversation sua assinatura pode valer ainda mais sua assinatura vale muito ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2025/02/estudos-de-anatomia-humana-de-leonardo-da-vinci-ainda-nao-tem-o-devido-reconhecimento.shtml Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email notícias da folha no seu email Relacionadas Presença de Musk no governo dos EUA pode fazer Nasa alterar planos de voltar à Lua Lacunas da legislação espacial podem levar a conflitos na corrida entre China e EUA para a Lua Everest não é a única montanha que está crescendo Veja também Surfista Ítalo Ferreira durante eclipse solar em praia entre as cidades de Natal e Baía Formosa, no Rio Grande do Norte - (Foto: Marcelo Maragni / Red Bull Content Pool) astros Compartilhar astros: Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares Ícone fechar Leia as últimas notícias sobre astronomia, eclipses solares e lunares ruf Compartilhar ruf: Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Ícone fechar Saiba quais são as melhores universidades do Brasil no Ranking Universitário Folha 2023 Mais lidas em Ciência Ver todas astronomia Impacto de asteroide criou dois grandes cânions na Lua em dez minutos Opinião Estudos de anatomia humana de Leonardo da Vinci ainda não têm o devido reconhecimento Ciência Mamíferos gigantes sobreviveram no Brasil até cerca de 3.500 anos atrás, sugere novo estudo Opinião Em 5 pontos, por que a pandemia de Covid provavelmente surgiu em um laboratório The New York Times Você ficaria doente em nome da ciência? últimas notícias Ministério Público de SP autoriza penduricalho de até R$ 1 milhão a promotores ministério público Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

Aposta Esportiva Online - Aposta Esportiva Confiável

assine ou faça login

Ministério Público de SP autoriza penduricalho de até R$ 1 milhão a promotores

Profissionais vão receber retroativos após entendimento interno que tiveram carga extra de trabalho sem compensação

5.fev.2025 às 23h00 Lula ganha ou perde com o novo presidente da Câmara? Como É Que É? Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

furtune tiger777 Lula ganha ou perde com o novo presidente da Câmara?

Fernanda Mena recebe a repórter Victoria Azevedo, direto de Brasília, que vai contar quem é Hugo Motta e como ele deve atuar na liderança da Casa

5.fev.2025 às 7h00 Deportação em massa de Trump ameaça remessas que são até 27% da economia de países da América Latina governo trump Compartilhar Salvar para ler depois Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Deportação em massa de Trump ameaça remessas que são até 27% da economia de países da América Latina

BD estima que quase US$ 1 trilhão foi enviado por imigrantes para suas famílias na região em 2024

29.jan.2025 às 6h00

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Modal 500

OK Folha de S.Paulo Assine Topo folha de s.paulo Sobre a Folha Política de Privacidade Expediente Acervo Folha Princípios Editoriais Manual de conduta Seminários Folha Clube Folha Clube Folha Gourmet Séries Folha Coleções Folha Trabalhe na Folha Treinamento Circulação Verificada Fale com a Folha Anuncie (Publicidade Folha) Atendimento ao Assinante Erramos Fale com a Folha Ombudsman Painel do Leitor editorias Política Economia Cotidiano Educação Mundo Esporte Ilustrada Ilustríssima Comida F5 Podcasts Folhinha Folhateen Saúde Equilíbrio Ciência Ambiente Turismo Guia Folha Fotografia TV Folha Empreendedorismo opinião Opinião Colunas e Blogs Quadrinhos Charges Cartunistas mais seções Brasília Hoje Todas Dias Melhores Folha Social+ Seminários Folha Folha en Español Folha In English Folhainvest Folhaleaks Folha Mapas Folha Tópicos Folha Transparência Últimas notícias Versão Impressa Mapa do site serviços Aeroportos Folha Informações Guia de Benefícios Horóscopo Loterias Mortes Tempo outros canais Datafolha Estúdio Folha Publicidade Legal Folhapress Folha Eventos Top of Mind CANAIS DA FOLHA Fale com a Redação Mapa do site Atendimento ao Assinante Ombudsman Política de Privacidade Princípios editoriais e conduta Circulação Verificada newsletter A Folha integra o

O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48

NEWSLETTER Ícone alerta Por favorCasumo Red Tiger Gaming, selecione uma das opções abaixo. Quais newsletters você gostaria de assinar? Brasília Hoje IE | Relacionamentos Planeta em Transe Maratonar Mova-se Todas Tudo + um pouco FolhaJus IE | Como criar hábitos Energia Limpa Cuide-se Notícias do dia Painel Painel S.A. Mônica Bergamo Tudo a Ler Folha Carreiras China, terra do meio Combo Folha Mercado Colunas e Blogs Dicas do Editor Para Curtir SP Lá Fora FolhaMed News from Brazil Noticias de Brasil exclusivo para assinantes Você também gostaria de: Receber informações sobre produtos e serviços da Folha de S. Paulo Receber ofertas de parceiros da Folha de S. Paulo Cancelar Confirmar

Cadastro realizado com sucesso!

Ok

Por favor, tente mais tarde!

Ok