A imagem de enfermeiras com água até quase os joelhos retirando bebês de uma UTI neonatal em um hospital inundado na província de Buenos Aires, na Argentinajogos de cassino fortune tiger, coroou uma semana de despedida do verão que tem sido descrita como "caos climático".
Em uma mesma porção do país a umidade foi vilã de dois problemas. No município de Bahía Blanca, levou a chuvas torrenciais que mataram pelo menos seis pessoas nesta sexta-feira (7). Na capital, Buenos Aires, fez a sensação térmica atingir o recorde de 47°C em meio a apagões.

Meteorologistas explicaram que uma massa de ar com muita umidade chegou a essa região. Na porção de Bahía Blanca, o encontro com uma frente fria levou à forte precipitação. Foram 300 milímetros em apenas cinco horas de uma chuva que começou antes do amanhecer e é descrita como de volume histórico —quase metade do que era previsto para o ano inteiro.
Já em Buenos Aires, a mesma massa de ar somou-se à tradicional umidade oriunda do rio da Prata que torna mais intensos os verões caracterizados pelas cada vez mais frequentes ondas de calor. O sistema elétrico, conhecido por suas falhas, apresentou recorrentes problemas no ápice da demanda, em grande medida gerada pelo uso frequente dos ares-condicionados.
As operadoras Edesur (controlada pela italiana Enel, também alvo de recentes críticas no Brasil e no Chile) e Edenor, as duas privatizadas nos anos 1990, dividem-se no fornecimento de serviço em Buenos Aires. Desde o início da semana milhares de usuários têm se queixado de cortes de luz que ultrapassam dez horas de duração.
jogo tigerO ápice do problema ocorreu na quarta-feira (5), quando com mais de 35°C um amplo corte deixou 620 mil usuários, ou mais de 2 milhões de pessoas, sem luz. Em canais públicos, as empresas repetem "desculpas aos usuários pelos inconvenientes". Também nesta sexta, diferentes pontos da capital estão no escuro, com 26 mil usuários afetados.
Jogos de Drift | Jogos Online GratuitosDurante a semana, a empresa controlada pela Enel disse que houve falhas nas linhas de alta tensão e que a demanda de energia chegou a 4.395 megawatts, muito próximo ao do recorde registrado, de 4.545.
Na noite de quinta-feira (6), um panelaço foi realizado em toda a região no entorno do Congresso da Argentina, onde os moradores estavam há mais de 8 horas seguidas sem luz no terceiro dia de cortes. A população reclama da comida estragada nas geladeiras e da dificuldade de locomoção para idosos. Nas ruas com semáforos sem funcionar, o trânsito se intensifica. Na quarta, a própria Casa Rosada, local de trabalho do presidente Javier Milei, chegou a ficar sem luz.
Os fenômenos climáticos extremos não são exceção, mas agora jogam luz também para o contexto político. Eles ocorrem justamente em um momento no qual o governo Milei reiteradamente dá sinais de que gostaria de abandonar o Acordo de Paris, de controle das emissões que aceleram o aquecimento global —algo que para Milei, aliás, não teria a ver com a ação humana, a despeito do que diz a ciência.
O cálculo político não é simples, dado que o acordo é fundamental para ao menos dois grupos de interesse dos argentinos, a União Europeia, com quem o Mercosul recém-terminou um acordo de livre-comércio, e a OCDE, o clube dos países ricos, que a Argentina quer integrar.
A situação, especialmente em Bahía Blanca, tem exigido a cooperação entre o governo federal, com as Forças Armadas, e a província de Buenos Aires em um momento de alta tensão. Há poucos dias Milei cobrou a renúncia do governador da província, o peronista Axel Kicillof, nome que desponta como presidenciável em 2027.
No município, as correntes de água nas ruas levantaram e viraram carros e seguiram em direção ao mar. O aeroporto local foi fechado, o transporte público, completamente suspenso, e a recomendação é não sair de casa. Um hospital público, o Penna, de onde foram removidos os bebês citados no início desta reportagem, colapsou.
A ZA9BET™ Está Comprometida com o Jogo Responsável 18+. Aposte com Responsabilidade! Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante Período de Transição! Atendimento ao Cliente. Aposte Ao-Vivo. Registro Rápido e Fácil. Lá Fora jogo do fortune tigerjogo tigerEm 15 dias o país se despede de mais um verão intenso para dar boas-vindas ao outono enquanto ainda se recupera das sequelas do "caos climático". Já se adianta outra preocupação: se no verão as redes elétricas colapsam, no frio não é incomum que falte gás para abastecer algumas regiões argentinas, a despeito das enormes reservas nacionais.
No ano passado, o país chegou a recorrer de maneira urgente ao governo Lula para comprar gás da Petrobras. A esperança é que o gás de Vaca Muerta amenize essa situação.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
América do Sul América Latina Argentina Buenos Aires calor Chuva clima Enel previsão do tempo sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/03/buenos-aires-enfrenta-caos-climatico-com-apagoes-no-calor-e-6-mortos-apos-chuvas.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês lá fora


Na Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas


Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo


Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online


Previdência privada viabiliza projetos de vida


Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura


Saiba o que está em alta no mercado imobiliário


Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas


Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil


Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças


Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame


PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio


Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética


Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova


Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes


Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa


Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Violência contra a mulher é mais comum aos domingos à noite em SPParcela entre 25 e 35 anos é a que mais registra ocorrências; governo afirma que ampliação de políticas públicas contribui para aumento de denúncias
7.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Itamar Vieira Junior, autor de 039;Torto Arado039;, terá curso de escrita criativa na CasaFolhaCom mais de 1 milhão de livros vendidos, escritor vai estrear em março na plataforma de streaming
22.fev.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Defesa de Braga Netto diz que Cid foi coagido e mudou versão sobre generalNulidade da delação é um dos pilares da defesa prévia do general no caso da trama golpista
jogar tiger 7.mar.2025 às 20h27Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok