A Suprema Corte dos Estados Unidos rejeitou nesta quinta-feira (9) o recurso do presidente eleito Donald Trump para bloquear o anúncio da sentença da Justiça Estadual de Nova York sobre o caso Stormy Daniels.simulador de fortune tiger
A decisão, adotada por cinco votos a favor e quatro contrários, mantém a agenda do juiz Juan Merchan, que prevê anunciar a condenação ao presidente eleito às 9h30 desta sexta (11h30 em Brasília).
Na prática, o cancelamento da sessão representaria o fim da possibilidade de Trump ser sentenciado pelo caso, já que ele não poderia mais ser processado após assumir a Casa Branca.
Donald Trump concede coletiva de imprensa, um dia após um veredito de culpado em seu julgamento criminal por acusações de que ele falsificou registros comerciais para ocultar dinheiro pago para silenciar a atriz pornô Stormy Daniels, em 2016 - Brendan McDermid/REUTERSEm maio, Trump foi declarado culpado por um júri popular de 34 acusações de falsificação contábil pelo pagamento à ex-atriz pornô Stormy Daniels para esconder uma relação extraconjugal, o que ele sempre negou, às vésperas das eleições de 2016, nas quais superou Hillary Clinton.
O magnata, de 78 anos, apresentou na quarta-feira (8) um recurso de urgência perante a Suprema Corte para tentar bloquear a sentença, depois que um tribunal de apelações do estado de Nova York desestimou sua tentativa de suspendê-la.
Nesta quinta, a juíza da Corte de Apelações do estado de Nova York, Jenny Rivera, também rejeitou outro recurso da defesa do republicano para evitar a sentença, que, apesar de ser apenas simbólica, entrará para a história.
O promotor de Nova York Alvin Bragg instou os nove magistrados da Suprema Corte a rechaçarem o pedido de Trump pelo único caso no qual ele se sentou no banco dos réus.
Nos últimos meses, os advogados do presidente eleito fizeram várias manobras legais na tentativa de evitar a condenação, que o torna o primeiro presidente dos Estados Unidos a ser considerado culpado pela Justiça penal -apesar de o juiz já ter adiantado que não haverá pena de prisão.
"Este Tribunal deve ditar uma suspensão imediata dos procedimentos adicionais no tribunal de primeira instância de Nova York para evitar uma grave injustiça e prejuízo à instituição da Presidência e às operações do governo federal", sustentaram os advogados de Trump, que invocam constantemente sua "imunidade presidencial", que "causa uma suspensão automática" do caso, segundo eles.
CONDUTA NÃO OFICIALA defesa de Trump assegurava que a imunidade concedida em julho pela Suprema Corte a um presidente em exercício por atos oficiais deveria se estender a um presidente eleito.
Em sua resposta, Bragg rejeitou esses argumentos e sustentou que Trump era um cidadão privado quando foi "acusado, julgado e condenado por uma conduta que ele admite que é totalmente não oficial".
Bragg também alegou que a Suprema Corte "carece de jurisdição sobre a gestão de um tribunal estadual de um processo penal em curso" enquanto não se esgotarem todos os recursos na Justiça local, por isso "não há base para tal intervenção" e a "solicitação de urgência deve ser negada".
Merchan adiantou na semana passada sua disposição para conceder a Trump uma "dispensa incondicional", figura jurídica pouco comum que mantém a declaração de culpabilidade sem pena de prisão, multa ou liberdade condicional, a fim de "encerrar o assunto".
Em sua plataforma Truth Social, Trump evitou de investir contra os magistrados da Suprema Corte e atacou o juiz Juan Merchan, o tachando de "corrupto".
Este é o único dos quatro casos em que Trump foi acusado que foi a julgamento.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Donald Trump Eleições nos EUA 2024 Estados Unidos Partido Republicano sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/01/suprema-corte-nega-pedido-de-trump-para-suspender-sentenca-de-caso-stormy-daniels.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês lá foraClick to Pay da Mastercard facilita e dá mais segurança às compras online
Bradesco oferece soluções personalizadas para empresas
Preferida pelos brasileiros, Risqué fecha o ano com novidades para as festas
Prefeitura de São Paulo amplia frota sustentável para coleta de lixo
Atacadão expande lojas e fica mais perto dos grandes centros urbanos
Setor elétrico investe para ter redes mais resilientes
Cinco anos de ações e trabalho em Maceió
Tecnologia permite que pneu feche furos sozinho; motorista nem percebe
Ainda cercada de tabus, a menopausa provoca intensas transformações na vida da mulher
ZA9BET™ I Cassino Autorizado — Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante Período de Transição! Vem Para ZA9BET™, Regulada Pelo Governo Para Operar Durante Período de Transição!Tira-dúvidas: 10 respostas sobre Previdência Privada
jogo do tigreLogística reversa permite descarte sustentável de eletrodomésticos
Igreja Maranata realiza evento para 1 bilhão de pessoas
Prêmio PAR reconhece as 8 cidades paulistas com melhores desempenhos na alfabetização
Revo e Terminal BTG Pactual: Parceria que Transforma a Experiência de Viagem no GRU
Transparência melhora qualidade dos hospitais e empodera pacientes
Friboi é eleita pelo 4º ano a marca de carnes mais lembrada do Brasil
Medicina da Unicid oferece aprendizado prático desde o início
Mulher do ano Shopee reconhece e premia empreendedoras brasileiras do marketplace
Rede D'Or contrata Tiago Machuca, brasileiro líder em cirurgia torácica nos EUA
Série mostra papel do BNDES na transição energética; veja o 1º vídeo
Incontinência urinária masculina ainda é tabu
Brasil retoma protagonismo na discussão do clima na COP29
Estratégia da Cadastra faz vendas de personal care da Suzano cresceram 4 dígitos na Amazon
parar jogo tigre Mais lidas em Mundo Ver todas Líbano Líbano elege novo presidente, que manda recado ao Hezbollah Uruguai apos;Estou morrendoapos;, diz Mujica ao anunciar que câncer se espalhou BBC News Brasil apos;Não temos mais nadaapos;: brasileiras relatam drama com maiores incêndios da história em Los Angeles Estados Unidos Incêndios em Los Angeles chegam ao terceiro dia; número de mortes sobe para 10 Venezuela Às vésperas da posse, Maduro aumenta repressão e prende políticos e ativistas últimas notícias mudança climáticaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Temperatura do planeta em 2024 foi 1,6°C acima dos níveis pré-industriais, calcula observatório europeuAno mais quente já registrado teve média global de 15,10°C, ficando 0,12°C acima de 2023, até então o recordista de calor
ZA9BET - Confiabilidade Máxima | ZA9BET - Segurança em... 10.jan.2025 à 0h00 Rodovia dos ImigrantesRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Governo de SP anuncia trajeto da 3ª pista da Imigrantes, que promete desafogar porto de SantosNovo trecho de 21 km prevê maior túnel do Brasil e permitirá que caminhões usem a rodovia no sentido baixada
9.jan.2025 às 23h00 VenezuelaRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Maduro deve tomar posse e incrustar ditadura por mais seis anos na VenezuelaOpositor diz que irá ao país assumir o poder; Caracas está sob tensão, escalada após denúncias de detenção de María Corina
9.jan.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulo eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok